29.3.11

here we go!

um ano de viagens! um dia eu acordei e comprei passagens para moscow. no último fim de semana eu comprei passagens para cape town! e estou tão contente. pelas companhias. pelo lugar. por uma história que se revive? repete? que se escreve belamente. eu acho. então eu quero dizer que a felicidade transborda...

24.3.11

a casa da saudade é o vazio...

eu ando cheia de saudade ultimamente... talvez estar cheio represente estar vazio. eu acho que ando é muito pensativa por esses dias... eu conheci um projeto que fala de tristeza. ali se conta a história de quem inventa a vida. se bem que eu tendo a achar que quem inventa a vida não necessariamente domine a tristeza... não domina. talvez despiste. vale a pena conhecer os curtas que já foram gravados. um deles conta de tristeza com o hélio leite. a quem leminski lindamente definiu como 'significador de insiginificâncias'. eu queria saber ser bonita assim com palavras. e dos vídeos eu passei às fotos. e vi tanta foto de saudade. de querer bem. na verdade de antes, uns dias p'ra trás eu li cartões postais de quem andou por aí e lembrou de mim. li cartões de aniversário. e então toda a saudade do mundo resolveu se manifestar. mas eu nem sei por onde começar... pessoas queridas deviam estar por perto... de quase não dar saudade. e foi numa conversa com uma querida que de repente eu percebi que tem sentimentos que eu não me permito mais. o rio de janeiro foi a opção de mudar profissionalmente uma história que estava escrita de uma forma que eu não queria viver. nunca me permiti pensar qualquer coisa diferente do que seria bom ou ruim p'raquele momento da minha vida. voltar para são paulo era tudo que eu queria desde o primeiro dia da faculdade, em campinas. quando eu voltei as coisas eram iguais ou melhores que a minha lembrança, mas de repente o mundo era tão maior. tudo isso para dizer que se um dia eu estiver com saudade, eu quero que seja um vazio de pessoas, de momento. porque eu aprendi que são paulo sempre estará por ali, para mim. e hoje especificamente são paulo está bem ali, a poucos minutos do pouso do avião. e de repente estará ao alcance das minhas mãos. um post que se arrasta... porque eu voltei de são paulo, arrastei os móveis da casa por todos os cantos, sofrendo de crise criativa ativa, fui a campinas, mercadão, 25, e nada do post acabar. então tá. está encerrado assim!

­­

eu penso...

mas eu não queria. tem dia que tudo vai bem. bem... aí você resolve pensar... desnecessariamente. e o que toma os pensamentos são os sonhos, os ideais, as vontades. eu vi dizer que não pense, imagine e faça... mas eu pensei. e criou um incômodo. e por que temos que querer encaixar formas redondas em quadrados? se não serve, não cabe. mas há de se saber identificar o valor na falta de ângulos. ou não.

23.3.11

fire! quer dizer...

lembra do meu fogão? ele andava desgostoso da vida, apitando barulhos esquisitos e não esquentando nada, que é o que se espera de um amigo de fé irmão camarada... nem p'ra ferver uma água! o fogãozinho estava desenganado. viajou para campinas, ficou em quarentena até encontrar as mãos do técnico, que disse assim...
avô da mô [nonão]: o fogão da minha neta não está funcionando! [desespero! pânico! preciso ajudar a minha netinha!]
técnico: hum. tá. [coloca na tomada]. hum. pi. pi. o fogão está funcionando, senhor! qual é o problema dele?
nonão: cri... minha neta disse que não esquenta!
técnico: cadê a panela, para testar?
nonão: cri. cri.
técnico: o fogão funciona. mas precisa de uma panela especial [luz!]. se não tiver panela especial, coloque qualquer panela de fundo reto e um imã ao lado.
nonão: ???

[aiai essas netas!]

22.3.11

21.3.11

vamos aos fatos...

acabou o carnaval, o obama veio para o rio de janeiro e a cidade virou um caos. sério. de todo o meu coração eu acredito que chefes de estado devem manter relações com outros chefes de estado. e pronto. ponto. quando uma visita como a do obama toma proporções que resultam em metrô fechado por horas, centro da cidade com circulação restrita, ruas várias, em tantos cantos, fechadas, sério, nestas condições eu sou absolutamente contra que uma pessoa com uma segurança que chega a níveis absurdos, resolva fazer turismo no rio de janeiro. oi? exigirem que os ministros sejam revistados? descalços? ameaçar dono de banca no centro da cidade de remover a banca? e a moça que estava com o casamento marcado no mesmo hotel em que o presidente se hospedou, que foi revistada, bem como seus convidados, e teve que chegar a pé ao próprio casamento? o rio já tem o trânsito um tanto caótico para que essas coisas aconteçam. e eu nem entendi o que exatamente o obama veio fazer aqui, porque nenhuma declaração me pareceu fantástica. ou reveladora... vir aqui para mandar atacarem a líbia? mas e a paz do começo do discurso, como faz? eu não tenho nada contra ele não. nem contra os eua. mas queria poder dizer para ele que eu acho que ele e seus homens que deveriam ser revistados quando saíssem do brasil. falei. achei feio até a gente se submeter a isso, permitir que toda a segurança fosse feita pelos norte americanos. enfim... então acabou o fim de semana do obama também. com sorte ele não volta... como faz quando a gente quer se encher de alegria, mas a alegria parece que não quer deixar? sensação de não pode. dito isto vamos falar de território. que significa espaço, relações, poder. então né. tou prestes a conquistar o meu território. e até parece sonho pensar que dia primeiro de abril eu terei um aparrrrtameaaantoam carioca para chamar de meu... que bonito isso! em são paulo tudo anda desarrumado, chave com o porteiro e móveis chegando... fim de semana simbora botar ordem na casa, arrumar o caos, pintar de alegria... fim de semana, são paulo.

12.3.11

o carnaval vai acabando...

antes de mais nada é preciso contar que quando eu estive em são paulo eu encontrei algumas gentes queridas que moram no coração. a sissi conheceu a minha casa ainda under construction. na verdade a nossa casa tem este estado permanente, acho eu. jantei com a glaucia e nem tivemos tempo suficiente para colocar tooooodooo o assunto em dia, a saudade existe e contando... renata e junior foram em casa e conheceram tudo como está no momento atual [provável porque eles foram na noite anterior a eu vir embora!]. dani eu não encontrei, my fault. leo visitou a casa e nem deu tempo de morrer de inveja da tv porque ela ainda não tinha chegado. fui visitar a família soares de souza, maior saudade do mundo. vi família. foi bom ficar em são paulo. sem contar a família materna, que quebrou todos os galhos do mundo... delícia de bom!

eu achei que eu pularia muito carnaval até me acabar. marchinhas e tudo o mais... um engano sem tamanho. já contei um pouco do trabalho do feriado... pulei carnaval um dia em campinas e só. com a paty e tem foto! o resto eu passei carregando caixas e apertando parafusos e esfregando tudo com bombril. eu posso ser a pessoa mais maluca do mundo. mas eu gosto. não fosse a sensação de ter sido escravizada por alguém, não fosse aquela minha própria casa. e o fato de o mercado nem ser muito perto e nem tão longe que justifique o taxi [e sim, eu compro bem mais do que posso carregar!]. eu adoro arrumar a minha casa.

agora eu encasquetei que eu vou pintar a porta de entrada. e trocar a fechadura. e arrumar uns números bem lindos para colocar pendurados mostrando que ali é o 704. e também um adesivo... parece muito? keep calm and carry on. daqui... na verdade eu queria números de mdf mesmo... para pintar da mesma cor da porta... eu quero uma flor artificial. que me receba toda vez que eu adentrar pela porta. e me lembre que é mesmo hora de comprar flores. eu ganhei da cris duas lâmpadas bem gordas que combinam com os lustres da sala. quero que o sofá chegue logo. e a estante. e a máquina de lavar roupa. quero cortina para as janelas. e continua fixa a ideia de que uma casa não está pronta nunca. vê os tantos quereres?

a primeira visita para a casa inexistente chega fim de semana que vem. e acho eu, não poderia ser melhor. reconhecer o rio. que a chuva pare de hoje a sábado porque ó, tamumofanu aqui, seu pedro!

e por falar em casa, a casinha da vila não rolou. até tentei um movimento suicida. a dona da vila me ama de paixão porque não sei se vocês notaram, mas ela reparou que eu sou o ser mais simpático do mundo... e me ama. oi? então fui lá falar que queria muito, que eu que moraria lá, que blábláblá. e lá se foi todo o meu latim. mas a cabeça dela não anda boa, de verdade... então era meio fazer entrar por um ouvido e ver sair do outro lado.

então pode ser talvez que tenhamos um apê para acontecer. e não é nada mal, viu turma da torcida!?! em pouco tempo saberemos se chegar e partir são de fato dois lados da mesma viagem!

e então eraumavezminhacasa receberia de vez a cidadania carioca! oba! e cês nem sabem, mas aqui também tem fernando jaeger forever in our hearts! own!

acho que o carnaval acabou de fato. e chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor. e sim. o carnaval acabou, no sentido de destruir mesmo, com a vegetação protegida da orla de ipanema. aí eu penso de vez em quando o que acontece para a pessoa, individual ou agindo em grupo, pensar que pode, justificada pela festa ou pela bebida ou pela bobeira nata, acabar com o patrimônio da cidade. e não sai em capa de jornal que os blocos de carnaval estão insustentáveis pela zona sul porque o carnaval aumenta o turismo. não cabe. não comporta do jeito que está. o rio de janeiro merece mais cuidado e carinho com a cidade...

8.3.11

olhaí meu bem!

um carnaval produtivo...

carrinho de compra na leroy merlin. com direito a martelo, para morar na caixa de ferramentas, porque meninas também precisam de instrumentos de trabalho! \o/


desde que eu nasci eu estou emplacada. quase virando a casa dos 30!


momiji dá as boas vindas para a visita. e manda dizer que pode entrar!


toalha de vaquinhas feita pela noninha. quem conhece sabe!


no melhor estilo do it yourself! eu interpreto e monto quase tudo...


no pior estilo do it yourself. quebrei o lustre lindo...


o substituto do lustre quebrado. me segura que é de vidro...


a luminária linda que todo mundo por aí anda elogiando... =P elogia também?


a luminária que vai morar em cima da estante. são duas. lindinhas...


a toalhinha que mora na mesa da tv. nhá. minha casa ficando com cara de casa de vó!


toda a sala... cadê o tapete de vaca,mãe? quero um preto e branco...


as mesinhas, temporárias neste canto da casa!

7.3.11

semi escravidão

não fosse minha própria casa eu diria que fui escravizada este feriado. eu estou cansadérrima! depois de lençóis e todas as outras coisas que saíram do sams club, domingo de manhã foi dia de leroy. e de descobrir que uma casa não está pronta nunca... depois do evento pintar paredes, os lustres que eu não amava ficaram dependurados pelos fios, como que de castigo... e já era passada a hora de tomar uma atitude! eu escolhi umas luminárias de parede, com cantos, como a estante que ainda não mora aqui... são lindas e deixam a parede desenhada de felicidade... comprei umas luminárias bem simples, para a luz da maquiagem no banheiro e para a cozinha [que não funciona]. e comprei um lustre para a sala lindo, lindo, lindo. de acrílico, fantástico. que eu quebrei, claro. a casa precisava ter seu primeiro acidente de trabalho. mas quero dizer que com a super ajuda do avô, os lustres estão todos substituindo os anteriores, coisa mais linda. duvida? ó foto... a torneira da cozinha que precisava de um leve truque de mágicas para funcionar oi devidamente substituída e aqueles que gostavam de ter que apertar a descarga para a torneira abrir ficarão na saudade... sifão trocado. desvendando o mistério da água que brotava do chão... e o mais fantástico de tudo... eu mesma, com minhas próprias mãos, instalei o varal de teto. sério. maior orgulho de mim! era algo misterioso. eu estou me achando mais agora. o problema da lavanderia sem porta que deixava rodos e vassouras e escadas a mostra oi solucionado com uma cortina feita pela vó. aliás, participação super especial da família. que cortou um dobrado comigo... a cortina é bacana porque posso ter várias e trocar conforme o humor... toalha de mesa de vaquinha, prateleira sobre a pia, quero um número novo para a porta... e pintar a porta de uma cor bem forte. e pintar também a cadeira, de amarelo ovo. eu já idealizei muitas vezes uma casa toda planejada, com armários e puxadores e vidros preto e lustre fofo. acontece que eu não soube e não saberei criar nada que não seja colorido. que não seja cheio de referências minhas, do mundo...

5.3.11

ô môdêus, que coisa linda!

faz nem sei desde quando que eu estou em são paulo. vi a vista que eu mais desejei de todas no mundo, com a chuva que pintou a cidade de branco e deixou a gente refém... mas eu nem queria sair dali, de ver a chuva cair, de 're' as coisas da vida.


eu fiz curso de flash e aprendi a ciência pré-primária da animação. meu instrutor falava seje, menas, mim fazer e todas as coisas da vida... e ele é tão fodão que tem audi e computador de 20 mil. ele é muito bom. mas a gente pediu p'ra ele mostrar então um site que tenha programado. cri. não mostrou até hoje.

descobri várias coisas sobre casa, vazamento, limpeza, aspirar taco, comprar máquina de lavar roupa. ê vida difícil. gastei mais de dois minutos na parte de produtos de limpeza do mercado escolhendo as cores dos meus potinhos. invejei várias pessoas com minha manta hiper fofa de microfibra, descobri que o meu edredon poderia morar dentro de uma fronha tranquilamente para se proteger do frio e da poeira. amei várias vezes a escadinha que a minha mãe comprou p'ra mim e eu disse que não precisava...

hoje a minha paixão platônica pelo fernando jaeger deixou de ser... comprei tantas coisas fofas quanto pude e colori uns pedaços da minha casa. comprei sofá com pé palito...


que combina com a cadeira de varanda de vó redesenhada...


uma mesinha com pé palito toda prosa,


casa oficial da tv lg retrô, que eu amo, amo, amo...


o ventilador que segundo a irmã faz avuá pela janela...


e a estante brick cheia de bossa que jogou a evolukit p'ra escanteio [thanks god!]


e quando você acha que o orçamento já está avariado o bastante, se joga no sam's club no caminho p'ra campinas... e de lá saiu lençol 300 fios, pano de prato, mesinha para a impressora multi tudo e uma luminária tão linda. que não tem foto, porque montar significaria não guardar nunca mais!

e eu estou completamente apaixonada pela minha casa. é linda, linda, linda! vai lá ver!

3.3.11

ufa!

o vazamento de água é no cano. sem quebra quebra. uhu. comprei a máquina de lavar roupa que a super mãe virá receber. acontece, caro colega. depois vem o sofá. as contas se empilham. e isso falando só de são paulo. que rio de janeiro nem é ponto de pauta ainda. a vida segue linda. roupa para lavar e passar. poeira que entra ela fresta da janela todo dia. sem ser convidada. nunca. crescer tem preço. caro. a tevezinha chegou em campinas. com sorte ela vem esse fim de semana. [pai, empresta o carro?]. tudo lindo. eu sigo incrivelmente feliz. e sério. se dá para reinventar sentimento, essa sou eu. recebi visita em casa. fiz visita a pessoas tão incríveis para mim. vi o pedrinho que eu conheci com 4 anos, com 17! coisa de tia velha... mas como ele cresceu! eu gosto da vida que eu tenho, gosto muito. sem balada forte, sem loucura, mas com a boa sensação de tranquilidade e felicidade nas pequenas coisas. hoje a sissi veio em casa. a gente se conhece desde 1997. mais de década. vida inteira. eu já fiquei muito na casa dela. tenho o maior carinho pela família. vela de tangerina e tim maia. eu vi o leo, marido dela. meus afilhados fofos. eu estou boba e apaixonada pelos meus amigos! ó! nhá. e feliz. minha casa, o curso, são paulo, carnaval. não me leve a mal!

1.3.11

são paulo

a casa do rio não existe. último contato telefônico com seu pauno prometia um retorno em incríveis duas horas. são passados sete dias. isso porque ele disse que não alugaria, depois alugaria de novo, ai não mais e depois sim enfim. e sumiu. queria muito essa casinha. muito mesmo. porque me apeguei à ideia de ter uma casa, para além do apartamento. atropelei a viagem para são paulo. paguei multa de passagem para vir. desmarquei coisas, remarquei, sumi. enfim. e seu pauno simplesmente sumiu. hum. tá. vim para são paulo e vou me demorar por aqui bem mais do que imaginei. era um fim de semana básico que se grudou em um curso quase que de última hora e carnaval e rio de janeiro só na quarta feira de cinzas. em são paulo cai uma garoa fina. depois da chuva que fez rua virar rio e rio virar a cidade... caiu a temperatura. sobre encontros e desencontros da vida, não há o que dizer. quando alguém participa de nossas vidas há mais da metade do tempo das vidas. há de ser especial. com amigos, amores, com todos. e de repente é reinvenção. é relembrar. é ver que estamos todos melhores. meu carnaval será em são paulo. com tantos outros reencontros bons. ainda dá tempo de desfilar, mas confesso que os ensaios são bem mais animados. meu carnaval será no apê de são paulo. ontem rearrumei tudo, limpei chão, desvendei a ciência que impede a faxineira de passar aspirador no chão de taco, descobri um vazamento de água que talvez me renda um quebra quebra geral. fui ao mercado. comprei mais do que podia carregar. ser dona de casa é de uma logística tão completa. e sério. eu vou simplesmente fazer que não vi que o cano da minha pia da cozinha foi pras picas! snifs.