8.5.13

detalhes tão pequenos de nós dois... Cusco!

o dinheiro no Peru é o sole. nuevo sole. a conta básica é que é desvalorizado 25% em relação ao real. mas se você fizer o câmbio no Brasil, vai sair 1:1! trouxemos dólar e trocamos aqui, em geral, na praça de armas, troca-se US$100 por 259 soles.

o hotel foi o Encantada Boutique Hotel. três pontos contra! fica em San Blas, no alto, e p'ra quem passa mal com altitude, quatro lances de escada são um sofrimento, dirá oito quarteirões - um taxi até San Blas custa incríveis 5 soles! a calle Tandapata está em obra, então o taxi não chega na porta. mas as vezes p'ra chegar, mesmo a pé, é preciso dar uma volta ou pisar no barro - problema que logo se resolve, quando as obras acabarem... e o último é que eles indicam uma agência para os passeios que cobra uma fortuna! pagamos US$20 pelo city tour, enquanto na praça de armas custa 20 soles, é só não aceitar a sugestão e fazer tudo por conta própria... o resto? o hotel é delicinha. café da manhã bom, atendimento de todos os funcionários fantástico, vista linda e o que ganhou meu coração: você volta a noite p'ro hotel e tem uma bolsa de água quente com água quentinha p'ra esquentar do friozinho da rua. sem contar a preocupação de todos perguntando como a gente se sente com a altitude... quando disse que estava com dor de cabeça, me deram oxigênio na hora. eu nem achei que era necessário, mas passa quase que instantaneamente. depois volta, é só subir a escada, rs. desci uma madrugada p'ra um pouquinho mais de oxigênio, não conseguia dormir, e foram de novo bem bacana. gostamos do hotel, tanto que voltamos de Machu Picchu direto p'ra ele!

os taxis são mal identificados e não têm taxímetro. a regra é estender o braço, perguntar quanto custa p'ra onde você vai e ir. eles dirigem loucamente e as calçadas são mega estreitas. mas chega-se! andar de taxi é muito barato. muito mesmo. o hotel disse que teríamos transporte e ele não estava lá. com 15 soles chegamos no hotel, é bem tranquilo! o ideal é negociar com tudo e todos, o taxi, as compras, o tudo...

o mal de altitude... eu tive. desci do avião e senti minha perna pesar instantaneamente. a isso juntou-se a dor de cabeça, o enjoo, e foi piorando. dava sono mas não conseguia dormir. chá de coca não deu em nada. nem as tais pílulas. que são o maior engodo da história, aquilo é AAS. e custou 50 soles. põe no Google o que cura de verdade e traz do Brasil... eu, hipocondríaca da altitude, da próxima vez trago todos os antis da vida. alérgico, gripal e assim vai, dor de cabeça, muscular e tudo. a mim, que não me senti bem, fez falta...

para ir a Machu Picchu, compramos o ticket do trem do Brasil. tem o site Peru Rail e Inca Rail. p'ra mim, vale o trem que couber no horário pretendido, com preço bacana. o importante é chegar! paguei com Visa e até agora não sei se é Verified ou não... comprei o ticket de trem com o cartão da minha mãe... embora estivesse escrito que seria necessário apresentá-lo, não foi. ufa. então ó, a partir da minha experiência, se você só tiver o cartão dosotro p'ra comprar o ticket, o risco de solicitarem é baixo! se joga!

para entrar em Machu Picchu, compramos do Brasil também... porque eu queria muito subir o Huayna Picchu e então é preciso comprar com antecedência porque são 400 vagas por dia. mesma coisa, cartão dosotro e deu certo. imprima tudo direitinho e vai ser feliz... vai ver que bonito é!

Nenhum comentário: