21.3.12

porque rir é o melhor remédio...

eu estava em fins de trabalho, quando meu telefone toca. era leo. leo está lá longe p'ra nós em uma cidade de minas. p'ra nós porque p'ra quem é de lá, longe é aqui. foi lá por um motivo triste. mas leo traz riso fácil e se quedou uns dias a mais... 'oi, eu tou aqui com o povo e eles querem falar com você'. ah tá. eles significava primo e tio. o outro primo menor não queria falar não, mas leo queria que o menino falasse. leo é uma pessoa que gasta, facilmente, o dinheiro de um interurbano em troca de umas boas risadas. eu ri junto. porque eles me conhecem tem tanto tempo, as tias, os tios, os primos que eram tão criança quanto irmão de leo, que hoje já pode ir ao bingo! conceição de ipanema dá umas horas longas daqui. que ficam mais longas quando chove. sabe esses lugares quase esquecidos, que segundo os diários oficiais estão asfaltados faz tempo, assim como a vila da taquara, da família soligo? conceição viu muita patrola passar antes do asfalto chegar. patrola é, na verdade, um trator ou algo assim da marca patrol, carinhosamente apelidada de patrola. a vez que eu fui lá, uma chuva de janeiro fez com que a gente esperasse a patrola passar. lá é a vila da família do bem. e souza também. sempre que leo vai lá eu fico com a impressão que um dia ele não volta p'ra mim. do tanto que ele gosta quando tem farinha de fubá torrado da tia alice p'ra comer. e outras comidas das minas. e o rio. e mandruvá. a casa do tião. e a tia nita p'ra ele amolar. leo é um mineiro paulista. leo reclamou a última vez que voltou. antes dessa. disse que a igreja [todas elas juntas] tomou conta do lugar. e aquilo que não é de deus, não prospera. não prospera bar. nem folia. e os meninos e meninas se sentem assim, meio sem chão. porque a discussão não deveria passar por aquilo que é de deus. mas por aquilo que é de meninos e meninas... voltando ao telefonema, o tião me disse que disse a leo que menina tão boa e educada quanto eu ele não acha. viu? melhor ouvir a voz da sabedoria. seu tio tião sabe o que fala...

Nenhum comentário: