10.12.11

e nem psiquiatra dá jeito....


Como se faz para deixar de escutar os próprios pensamentos?!? Música bem alta resolve?
Estou tentando essa técnica agora e os resultados obtidos não são dos melhores...
Posso voltar a ser assim?



Ou talvez fosse melhor algo assim...


que tem a infinita vantagem de não pensar na vida... Aqui desse lado do mundo (que é o mesmo lado de muitos....e por que mesmo dividir o mundo em lados?) fiz um curso de segurança do ponto de vista da psicologia humana (ou algo assim) e eis que o ilustríssimo palestrante citou uma frase de um "famoso" (minha ignorância no tema não permitiu reconhecer sua fama, mas ignorante é mesmo aquele que não sabe onde achar as coisas e hoje em dia o google facilita muito tudo isso) psiquiatra austríaco, fundador da escola de logoterapia (sim, eu também não sabia o que era isso, mas a wikipédia pode te dar uma "breve" noção, como deu a mim...) e  que ficou preso em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Seu nome era Viktor Frankl e a frase era a seguinte:

"Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho."

Achei bonito a princípio e estou até agora pensando sobre isso... Podemos escolher como agir em qualquer circunstância. Podemos escolher como responder a determinados pensamentos  que nos causam determinados sentimentos, logo podemos escolher como vamos responder a esses sentimentos. Logo, podemos controlar de alguma forma nossos sentimentos! Achei muito legal a teoria, agora, alguém pode fazer o favor de me ensinar como se faz isso?


3 comentários:

Vanessa Simas disse...

Morena!!! se alguém te ensinar depois vc me fala como que é?! ^^
Mas acho difícil viu, escolhemos como respondemos aos sentimentos, não por isso eles mudam. acho que o que muda é a maneira como tentamos seguir a vida, a importância que damos a eles. mas estarão lá, em algum lugar. não?
bom, tbm queria aprender a controlá-los.
Bjão.

ps: adorei isso que esse tal famoso aí - que eu tb nao conheço - disse e a reflexão que vc fez =D

Vanessa Simas disse...

ops, foi outra pessoa que postou.
então, venho aqui mudar o destinatário. =]
rssrs

rosaura disse...

Paty, queridíssima!
Amei vê-la por aqui com suas delicadezas!
beijos