3.12.11

toda tentativa deve ter seu lado positivo... não?


Essa é uma daquelas coisas que a gente faz pelos amigos na esperança  de que eles, sendo verdadeiros e leais, saibam o que poderá nos ajudar de alguma forma. Logo, uma coisa que no fundo fazemos na esperança de “nos” ajudarmos também...Nunca fui uma pessoa de bonitas palavras e não tenho esse dom como eu mesma disse a M&M...coisa que parece que sua família desenvolveu muito bem ao longo dos tempos.... Nem tenho a pretensão de me intrometer em algo tão pessoal e bonito que seria esse blog... Mas em respeito a minha amiga, tentarei escrever algumas palavras, que não sei se dirão muito...
O quê te move nessa vida sempre foi uma das minhas principais questões... O que te faz querer seguir adiante, o que te faz acordar todos os dias e encarar essa vida que nem sempre é das mais fáceis... O que te faz mudar o rumo dela de uma hora para outra sem saber ao certo o porquê de estar fazendo isso. Já procurei respostas em várias partes e não creio que na ingenuidade dos meus 27 anos descobri...O que me move? Talvez a necessidade de mudança, o saber que é preciso fazer algo porque existe algo melhor te esperando... Porque existe a necessidade de mudar algo que não te deixa feliz e porque se você não fizer nada a respeito, ninguém vai fazer por você... Talvez em um desses momentos da minha vida foi que resolvi arrumar a minha trouxinha e sem saber muito bem como e quando cair nesse mundo que sim, pode e vai te ensinar muitas coisas.... Ensinar essa é a palavra, pois para mim estava mais do que na hora de amadurecer e aprender a cruel realidade de “se virar sozinha”. Digo cruel porque seria muito mais fácil aprender a “me virar sozinha” no meu próprio país e poder contar com aquela ajudinha das pessoas que eu sei que só não me ajudam mais porque  estão muito longe.....É ter sua vida em algumas malas, dizer adeus, até mais e espero que até breve, e partir para um mundo, para um futuro em que você não sabe ao certo o que te aguarda (mas quem é que sabe o quê o futuro nos reserva?!). E assim o fiz não sei com que coragem ou com que força , mas me pareceu que era o que “tinha que” ser feito naquele momento....
E não sei muito bem como, fui parar no Perú...minha vida em UMA única mala, trabalho, trabalho e trabalho.... não tive tempo de ter uma casa, mas tive tempo de fazer bonitas viagens e de conhecer bonitos lugares e pessoas que por certo não esquecerei, mas que também ficam para trás...o que não significa exatamente que nunca mais vão cruzar a sua vida, mas nunca se sabe. É muito bom conhecer gente nova, mas também muito difícil ter que deixá-las e mais uma vez era o que “tinha (?!) que” ser feito naquele momento e mais uma vez o fiz....
E agora?!? Vamos para onde?!? Trabalhar no Chile?!? Seria ótimo não? (Re) Conhecer outro país, outra cultura, novas pessoas (mas e as “velhas”?!?!)... Bora lá....Mas agora minha vida não ia precisar caber em uma mala... poderiam ser várias malas...Cheguei!! Um bonito apartamento para ficar, poderia ficar aqui para sempre! Pensei eu.... mas em 45 dias: rua! Ai começaria meu drama que não fui muito diferente do drama de M&M para alugar um outro apartamento...Talvez tenha se resolvido mais rápido... Nada contra os corretores de propriedades, mas confesso que deveriam ser um pouco mais educados e atenciosos... com estrangeiros então, nunca vi tamanha falta de atenção... E se é difícil se estabeler em outra cidade, que dirá em outro país... não saber como funcionam as coisas, não saber onde encontrar as coisas (até as coisas mais simples), não saber como as pessoas vão te tratar, não ter onde morar, não ter amigos ou família, sua vida vira uma novela na qual todos que te amam e se preocupam com você querem acompanhar de perto e saber todos os capítulos e, sim, porque não te dar “bons” conselhos?
E minha busca por uma casa foi acompanhada de muita angústia, de lágrimas e nervosismo... Mas também por muita amizade, companheirismo e muita reza!! Saber que você tem sua família e seus amigos para te ajudar e que mesmo de longe eles estão procurando fazer alguma coisa por você é algo que nunca cansarei de valorizar... As vezes os “palpites” vão te parecer um pouco óbvios e te irritarão... as vezes as peguntas do tipo: “E agora? O que você vai fazer?” não são muito bem vindas nos momentos que você não tem absolutamente idéia alguma do que vai fazer, mas que mesmo assim todos as vão fazer pelo simples fato de que se preocupam com você e sim, você tem que ser paciente e responder a TODAS elas....
E com a ajuda de todos que estão longe e de alguns que se fizeram próximos, com a ajuda de todos os santos, eraumavezminhacasa virou realidade e não sou mais uma desabrigada em Santiago... O apartamento, que era um vazio, ao poucos está se enchendo e ganhando vida... 

A geladeira está pronta, esperando a família e os amigos para comemorar a nova conquista!! 

Todos estão convidados a se sentar...por enquanto no chão... mas não faltará meu carinho e amor a todos!!

Por quanto tempo essa será minha casa? Por quanto tempo ficarei aqui no Chile? Terei que me preparar para deixar de novo as pessoas que conheci ou vou conhecer? Passarei por mais um drama a estilo eraumavezminhacasa? Ainda não tenho nenhuma dessas respostas.... mas espero estar mais uma vez preparada (e agora e cada vez mais) para as coisas que eu “tenho que” fazer.... Quem sabe isso não se chama amadurecer....
“...Ao acabarem todos
Só resta ao homem
(estará equipado?)
A dificílima dangerosíssima viagem
De si a si mesmo:
Pôr o pé no chão
Do seu coração
Experimentar
Colonizar
Civilizar
Humanizar
O homem
Descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
A perene, insuspeitada alegria
De con-viver.
            Carlos Drummond de Andrade

Ainda sempre penso que essa é a minha maior viagem e que ela será uma eterna busca...
Nunca faltarão amigos e sua família para te ajudar!! No fundo, boas pessoas estão por toda parte, basta ter paciência para encontrá-las...

2 comentários:

Bel disse...

Tudo de melhor em Santiago Paty! Daqui estamos torcendo prá dar tudo certo! Beijão!

P&P disse...

Muito obrigada Bel!! Sinta-se muito bem vinda em minha casa!! Beijos!